ASPECTOS MOTIVACIONAIS QUE IMPULSIONAM ECOEMPREENDEDORES A CRIAREM SEUS NEGÓCIOS: ESTUDO MULTICASOS NO SETOR DE TURISMO

Autores

  • Joyce Aparecida Ramos dos Santos Universidade Federal do Paraná
  • Rivanda Meira Teixeira Universidade Federal do Paraná

Resumo

Apesar do crescimento e relevância de estudos sobre empreendedorismo sustentável, ainda são escassas as pesquisas com foco no indivíduo que empreende sustentavelmente. Se por um lado, muitas dúvidas permanecem a respeito de quais pontos o assemelham de outras tipologias de empreendedores, por outro, demanda-se uma melhor compreensão de sua natureza peculiar. Neste estudo, buscou-se investigar os aspectos motivacionais que levaram ecoempreendedores a criarem negócios sustentáveis. Para tanto, adotou-se como estratégia de pesquisa o estudo de casos múltiplos, realizado com três microempresas do setor de turismo. Os principais resultados revelaram o interesse em disseminar valores verdes e preocupação com preservação e proteção ambiental como características específicas de empreendedores sustentavelmente orientados. Além destes, aspectos impulsionadores característicos de outras tipologias de empreendedorismo, como o interesse em satisfazer aspirações da qualidade de vida, trabalhar com o que gosta e oportunidade de ganhar dinheiro com o empreendimento foram encontrados, revelando a existência de semelhanças com demais subcampos da área.

Biografia do Autor

Joyce Aparecida Ramos dos Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Rivanda Meira Teixeira, Universidade Federal do Paraná

Pós Doutora em Empreendedorismo pela HEC Canadá (2007) e pela FGV-SP (2015). Doutora em Administração pela CranfieldUniversity (1996) e mestre em Administração pela COPPEAD/UFRJ (1979.) Atuou como professora no PRODEMA da Universidade Federal de Sergipe de 1998 a 2003 e de 2003 a 2009 no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná. Atua no curso de Administração da UFPR desde 05/2017 e como consultora ad-hoc da CAPES e CNPQ, além de ser membro do Conselho Editorial e parecerista de diversos periódicos. Atua no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná na área de Administração Geral.

Downloads

Publicado

2021-03-01