EMPREENDEDORISMO FEMININO NA PRODUÇÃO RURAL: UM ESTUDO NO OESTE CATARINENSE

Autores

  • Fabrício Simplício Maia Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-2187-1556
  • Jaqueline Jéssica Gielda Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Silva Tavares Maia Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente estudo objetivou identificar se as ações das gestoras rurais apresentam características empreendedoras e quais são essas características A pesquisa tem natureza qualitativa; caracterizada como exploratória, pela prática da pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo e de estudos multicascos. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. As análises foram realizadas por meio do método da análise de conteúdo. Participaram desse estudo seis mulheres que desenvolvem atividades produtivas no meio rural, que são proprietárias ou filhas de. Os resultados mostraram que os motivos que levam as mulheres a atuarem em atividades produtivas no meio rural muitas vezes estão relacionados com a continuidade de negócios familiares e com a busca de melhores condições de vida. Como obstáculos enfrentados na atividade rural, foi mencionado principalmente, a falta de recursos e investimentos nessa área. Verificou-se ainda, que as mulheres apresentam diversas características empreendedoras, dentre as essas, algumas são mais frequentes como: desenvolvimento de habilidades e a busca informações, a persistência e o estabelecimento de uma boa relação de contatos e o comprometimento.

Biografia do Autor

Fabrício Simplício Maia, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó, Santa Catarina

Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Endereço Postal: Rua Israel, 166 D, Casa 02. Chapecó-SC.

 

[3] Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UniNove). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Endereço Postal: Rua Israel, 166 D, Casa 02. Chapecó-SC.

Jaqueline Jéssica Gielda, Universidade Federal da Fronteira Sul

Graduada em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Tatiane Silva Tavares Maia, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho (UniNove). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Endereço Postal: Rua Israel, 166 D, Casa 02. Chapecó-SC.

Downloads

Publicado

2019-09-09