INCUBADORA DE EMPRESAS: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA ENTRE 1985 E 2014

Autores

  • Natan de Souza Marques Universidade de São Paulo
  • Aline Mariane de Faria Universidade de São Paulo
  • Roberto Sbragia Universidade de São Paulo
  • Moacir de Miranda Oliveira Junior Universidade de São Paulo

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a produção científica sobre Incubadora de Empresas entre os anos de 1985 e 2014. Para tanto, utilizou-se como método de pesquisa a Bibliometria, a qual permite reunir o estado da arte sobre determinado tema de maneira quantitativa. As buscas foram direcionadas para artigos científicos publicados em periódicos científicos, sendo realizadas nas bases de dados ISI Web of Knowledge e Scopus. As buscas nessas bases de dados resultaram em 1.572 resultados, dos quais foram considerados 841 após refinamento. Destes, 375 artigos foram excluídos por estarem duplicados e 173 foram desconsiderados por não serem relacionados ao tema incubadora de empresas. Com isso, o tratamento dos dados foi realizado com 273 artigos. Como resultados, identificaram-se as palavras-chave mais utilizadas em artigos sobre incubadora de empresas, os autores mais citados e os mais produtivos, os periódicos mais citados e os mais produtivos, os vinte artigos mais citados e a evolução das publicações ao longo dos anos 1985 até 2014.

Biografia do Autor

Natan de Souza Marques, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Bahia.

Aline Mariane de Faria, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Administração pelo Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Mestra em Administração pela Universidade de São Paulo e Bacharel em Administração pela FAI – Centro de Ensino Superior em Gestão, Tecnologia e Ensino.

Roberto Sbragia, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo.

Moacir de Miranda Oliveira Junior, Universidade de São Paulo

Professor Titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-10-15