PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – RS RELACIONADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E À SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Cristina Anita Cassol Universidade Federal de Santa Maria
  • Roberto Vicente Cassol Junior Universidade Federal de Santa Maria
  • Luana Inês Damke Universidade Federal de Santa Maria
  • Vitoria Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Marcella de Oliveira Xarão Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Os estudos pautados na educação ambiental e na sustentabilidade das pessoas tem aumentado sua relevância, sendo que adquirir um maior conhecimento a respeito das práticas realizadas no meio ambiente é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. Com o propósito de apresentar novas reflexões e conscientizar os alunos, esta pesquisa realizada através de questionários buscou entender a percepção dos acadêmicos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria – RS, a partir das reflexões sobre sustentabilidade e educação ambiental na rotina dos acadêmicos, analisando o contexto ao seu redor de uma maneira transversal. Visando também compreender as ações dos alunos e suas motivações em realizá-las e os fatores que impedem de obter os comportamentos sustentáveis. Para tanto, cabe ressalvar que a educação ambiental é um tema abrangente, e que somente com a uma profunda reflexão e sensibilização por parte da sociedade poderemos chegar a mudanças necessárias.

Biografia do Autor

Cristina Anita Cassol, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa estratégia em organizações. Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Participante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade. 

Roberto Vicente Cassol Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmico de Pós-graduação pela Universidade federal de Santa Maria - UFSM, no curso de Especialização em Gestão em Arquivos (EaD), possui a graduação de Bacharel em Administração pela instituição Centro Universitário Franciscano - UNIFRA, Brasil (2015), e o Grau de Técnico em Segurança do Trabalho pelo Colégio Técnico Industrial de Santa Maria - CTISM/UFSM (2013).

Luana Inês Damke, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração - Gestão e Negócios Agroindustriais pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA (2006). Especialista em Administração Estratégica pelo Instituto de Ensino Superior de Santo Ângelo - IESA (2009). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2017). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - Linha de Pesquisa: Estratégia em Organizações. Atua como Servidora Técnico-administrativa em Educação na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo/RS, no setor de Gestão, Administração e Serviços (Compras e Licitações).

Downloads

Publicado

2019-09-07