RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UM ESTUDO DAS PRÁTICAS REALIZADAS POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

  • Eliete dos Reis Lehnhart Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Agueda Maria Cassol Rubert Faculdade Palotina - FAPAS
  • Rafaela Dutra Tagliapietra Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Carolina Schneider Bender Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Resumo

O objetivo desse estudo consiste em apresentar uma reflexão acerca das ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), segundo os indicadores Ethos-SEBRAE, desenvolvidas por Micro e Pequenas Empresas (MPEs) atuantes no setor da indústria do um município no interior do Estado do Rio Grande do Sul (RS) e conveniadas ao SESI/RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa quantitativa, de cunho descritivo, onde, por meio de um questionário foram pesquisadas 21 empresas. O instrumento de coleta de dados trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Instituto Ethos em parceria com o SEBRAE, Ferramenta de Auto Avaliação e Planejamento - Indicadores Ethos-Sebrae de RSE para MPEs. Os resultados da pesquisa demonstraram que em geral, mais de 50% das empresas executam as práticas de RSE. Cabe salientar, que ao comparar esse estudo com o proposto por Cargnin (2011), pode-se observar uma semelhança nos resultados no que concerne ao nível de conhecimento e familiaridade com as práticas de RSE. Ainda, a prática que obteve maior incidência (65%) de empresas preocupadas em fazer cumprir as ações de RSE foi a de valores, transparência e governança. Por outro lado, a prática de RSE que teve menor incidência (48%) de empresas realizando ações foi a prática relacionada à comunidade. Embora as empresas participantes deste estudo realizem algumas ações neste sentido, pode-se dizer que as ações ainda são tímidas.

Biografia do Autor

Eliete dos Reis Lehnhart, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Professora adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Agueda Maria Cassol Rubert, Faculdade Palotina - FAPAS

Graduada em Administração

Rafaela Dutra Tagliapietra, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

Carolina Schneider Bender, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda em Administração - Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM.

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Publicado

2019-08-26