ATENDENDO AO CHAMADO DO RECALL: JOVEM EMPREENDEDOR APRESENTE-SE EM SALA DE AULA PARA TEST DRIVE DA FERRAMENTA MEDIATTA COMO ACELERADORA DO EMPREENDORISMO

Autores

  • Elisângela Conceição Vieira Palongan Universidade Estadual de Maringá
  • Luis Fernando Moreira Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá

Resumo

O estudo de caso aqui proposto tem como objetivo relatar sobre a experiência da aplicação de uma metodologia intervencionista chamada MEDIATTA que propõe o estímulo ao desenvolvimento de modelos e soluções para casos reais para estudantes em formação escolar. O lócus de implementação da metodologia intervencionista se deu em duas turmas de quarto ano de um curso de graduação em Administração, tendo como protagonistas jovens estudantes matriculados numa disciplina de Recursos Humanos. A MEDIATTA é baseada em conceitos e métodos transpostos de autores da Teoria da Atividade Histórico-Cultural e, neste caso, operacionalizada em três fases: 1- Questionamento, 2 – Análise histórica e empírica e 3 – Modelação. A criação de modelos reais de solução de problemas em gestão de pessoas para empresas também reais é uma forma de estimular e potencializar a capacidade de articulação dos conhecimentos do estudante, valorizando o acumulado de seus outros saberes por meio da mediação de ações específicas e focadas para a concretização de etapas que conduzem ao aprendizado de conhecimentos demandados na formação escolar, porém, mais do que isso, a valorização do profissional em desenvolvimento, um futuro empreendedor. Para isso, a metodologia MEDIATTA parte dos recursos disponíveis e das capacidades, conhecimentos e habilidades que os alunos já dominam para propor a criação de ferramentas e soluções inovadoras, por isso pode se dizer que há uma relação com a abordagem effectuation de empreendedorismo.

Biografia do Autor

Elisângela Conceição Vieira Palongan, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2004).

Luis Fernando Moreira Silva, Universidade Estadual de Maringá

Mestrando em Administração pelo Pograma de Pós-Graduação em Admnistração da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2016). 

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá

Pós-doutor em Educação pela Aarhus University. Doutor em Administração pela Universidade Positivo. Professor do curso de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Estadual de Maringá (UEM)

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Publicado

2018-12-07

Edição

Seção

Dossiê Educação para o Empreendedorismo