O MICROCRÉDITO E A GERAÇÃO DE RENDA: UM ESTUDOS DOS TOMADORES DE UM BANCO PÚBLICO EM MOSSORÓ (RN)

Autores

Resumo

No Brasil, o microcrédito conta com um volume concedido superior a 59 bilhões de reais, despontando como fonte de recursos aos micros e pequenos empreendedores. Sendo bastante utilizada como uma importante ferramenta para geração de renda. Nesse sentido, nesse trabalho objetivou-se analisar a eficácia do programa de geração de renda dos beneficiários do programa de microcrédito produtivo orientado disponibilizado pelo banco público para microempreendedores residentes no município de Mossoró (RN) O presente estudo foi realizado em uma amostra representada por 60 beneficiados do crédito, com operações ativas, mediante análise dos dados fornecidos pela instituição e questionário aplicado junto aos beneficiários. Constatou-se que o público pesquisado tem uma maioria do sexo feminino, são preponderantes os solteiros e a maioria declarou que não houve dificuldades para conseguir o empréstimo. Quanto a eficácia do programa, se verificou que, para 85% dos entrevistados, o empréstimo contribuiu para melhoria de vida dos tomadores do crédito.

Biografia do Autor

Macário Neri Ferreira Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP), da Universidade Federal de Pernambuco.

Marcos Roberto Góis de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) com estágio doutorado na Université Pantheon-Sorbonne ,possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia e administração, com ênfase em Finanças, atuando principalmente nos seguintes temas: value at risk, analise de investimento, Inovação e métodos quantitativos.

Downloads

Publicado

2019-04-07