DIFICULDADES DE INOVAR SOCIALMENTE NA ESFERA POLÍTICA NO BRASIL: UM ESTUDO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR

Autores

  • Jéssica Moliterno Genú UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Carolina Beltrão de Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Carla Regina Pasa Gómez UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Resumo

A crise política no Brasil tem ganhado destaque internacional sendo caracterizada pela corrupção acentuada e impunidade frequente. Sabendo-se que existem dificuldades diversas inerentes ao desenvolvimento de inovações sociais, ao se direcionar para o contexto político, nota-se o cenário crítico inerente às peculiaridades do setor. Diante dessa conjuntura, este estudo tem como objetivo analisar as principais dificuldades enfrentadas por uma Organização do Terceiro Setor que realiza inovação social na área política no Brasil. Para isso, o percurso de coleta de dados foi realizado por meio de levantamento teórico, consulta a dados secundários e recolhimento de dados primários mediante entrevista aberta com a fundadora da OTS. Foi utilizada a técnica da análise de conteúdo para realização da análise do corpus. Constatou-se que as principais dificuldades envolvem o alinhamento das estratégias com a missão social, a influência do contexto sociocultural e os aspectos intrínsecos, como a motivação e gestão da equipe.

Biografia do Autor

Jéssica Moliterno Genú, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2015). Mestrado em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: inovação social, terceiro setor, sustentabilidade, gestão de pessoas, empreendedorismo e empreendedorismo social.

Carolina Beltrão de Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1996) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999). É pesquisadora assistente da Fundação Joaquim Nabuco, onde desenvolve estudos no que se refere a desenvolvimento sustentável e Planejamento de Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD - na UFPE, onde estuda Inovação Social e participa do GIPES - Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos em Sustentabilidade.

Carla Regina Pasa Gómez, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Possui graduação em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1995), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Pós-doutorado (2012) NHTV Breda University, Breda, Holanda. Atualmente é professora Associado nível II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, gestão empresarial, inovação social, turismo de base comunitária.

Downloads

Publicado

2019-01-14