O MARKETING VERDE E A GESTÃO ECOLÓGICA COMO PILARES DA CULTURA ORGANIZACIONAL - ESTUDO DE CASO REALIZADO NO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Autores

  • Andreza Rodrigues Universidade Federal Rural do Semi-ÁRIDO
  • Géssica Gomes Universidade Federal Rural do Semi-ÁRIDO
  • Kleginaldo Santos Universidade Federal Rural do Semi-ÁRIDO
  • Yêda Holanda Universidade Federal Rural do Semi-ÁRIDO

Resumo

A presente pesquisa teve como tema abordar as práticas sustentáveis utilizadas pelo Grupo Pão de Açúcar, a experiência com o marketing verde e a gestão ecológica na orientação de suas práticas foi o recorte deste trabalho. O objetivo da pesquisa foi analisar neste grupo o desenvolvimento de vários projetos em prol do meio ambiente e da sustentabilidade e constatar a sua importância no âmbito empresarial. Para a análise, utilizou-se do método de pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico e documental, assim como análise comparativa dos resultados, como principal fonte de coleta de dados delimitou-se a temática da sustentabilidade. Quanto ao resultado da pesquisa foi possível observar compromissos nas práticas sustentáveis do grupo, como a valorização da nossa gente e o engajamento com a sociedade, entre outras. Dentre as ações pode-se especificar: os estímulos a compras de produtos com impacto social positivo; a conscientização de seus colaboradores em relação ao desperdício; e as práticas de reciclagem.

Palavras chave: Marketing verde. Gestão ecológica. Sustentabilidade. Grupo Pão de Açúcar.

Downloads

Publicado

2016-06-21