ANÁLISE DO CONSUMO DE RECURSOS HÍDRICOS DAS EMPRESAS DO SETOR DE PAPEL E CELULOSE LISTADAS NA BM&FBOVESPA

Autores

  • Lídia Cruzetta Monteiro Unochapecó
  • Daniela Di Domenico Unochapecó
  • Rodrigo Barichello Unochapecó
  • Sady Mazzioni Unochapeco

Resumo

O objetivo geral deste estudo é analisar o consumo de recursos hídricos das empresas do setor de papel e celulose listadas na BM&FBovespa. Os procedimentos metodológicos caracterizam a pesquisa como exploratória, documental e qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio dos relatórios de sustentabilidade disponibilizados nos sites das empresas no período de 2008 a 2014. A amostra constituiu-se de 3 empresas do ramo de papel e celulose. A análise de dados indicou que a Celulose recicla 77%, a Fibria recicla 85% da água utilizada e chega a reutilizá-la até 4,5 vezes em seus processos, entretanto na Klabin apenas 41% da água utilizada está sendo reaproveitada. A Celulose Irani finalizou o ano de 2014 apresentando uma evolução de 41% na diminuição do consumo em m³ de água por tonelada produzida, comparando com 2008, ano que ocorreu o início do estudo. A Fibria apresentou uma diminuição de 15% e a Klabin evidenciou cerca de 20% de eficácia na diminuição do consumo nos mesmos períodos analisados. Os resultados apresentaram que as empresas estão comprometidas com o meio ambiente. Demonstraram manter maior foco no indicador referente aos m³ de água por toneladas produzida, com a finalidade de diminuir o consumo. Possuem implantados sistemas de tratamento de efluentes e programas de sustentabilidade e provaram estar melhorando os níveis de seus indicadores a cada ano analisado.

 Palavras-chave: Sustentabilidade. Recursos hídricos. Reuso da água.

Biografia do Autor

Lídia Cruzetta Monteiro, Unochapecó

Aluna Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado, turma 2017/2019) em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). Atualmente, também cursando Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Docência para a Educação Profissional (2017/2018), pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Especialista Pós-Graduada em Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Unochapecó (2015/2016). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2015). Técnica em Alimentos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Tendo trabalhado como técnica de laboratório da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Campus São Lourenço do Oeste, SC. Experiência em indústria alimentícia. Possui registro no Conselho Federal de Química (CFQ). Atuou como responsável técnica da Karina Indústria de Alimentos LTDA, no departamento de controle de qualidade, desenvolvimento de produtos e produtividade. Trabalhou também na empresa Nutrisul S.A Produtos Alimentícios, na área de controle de qualidade, tendo experiencia em liderança, análises laboratoriais e demais áreas que envolvem o setor.

Daniela Di Domenico, Unochapecó

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2010). Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2012). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (2016). Contadora CRC/SC. Atualmente é Professora Titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Tem experiência na área da Contabilidade, com ênfase em Contabilidade e Gestão Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: Responsabilidade Socioambiental, Contabilidade da Gestão Ambiental, Contabilidade Internacional e Indicadores de Desempenho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (UNOCHAPECO).

Rodrigo Barichello, Unochapecó

Graduado em Administração Empresarial (2008) e Pós-Graduado em Economia Empresarial pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (2008). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2010). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015). Professor Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-SC.(UNOCHAPECO). Professor Permanente do Programa de Mestrado em Contábeis e Administração - UNOCHAPECO. Coordenador Adjunto do curso de Administração - UNOCHAPECO. Tem experiência na área de Administração e Engenharia, com ênfase em Engenharia Econômica, Finanças e Gestão de Projetos. Participou do IX Programa de Jóvenes Líderes Iberoamericanos representando o Brasil na União Européia/Ano 2010 pela Fundación Carolina. É integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Produção - NUPEP - UFSM, do Laboratório de Sistemas de Apoio ao Desenvolvimento de Projetos e Investimentos - LabSAD/UFSC. Atuou como Tutor-Docente no Curso de Administração à Distância da UFSC.

Sady Mazzioni, Unochapeco

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (2015) e mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005) pela FURB. Especialista em Controladoria e Finanças (1999), Docência na Educação Superior (2009), Gestão e Liderança Universitária (2010) e MBA em Normas Internacionais de Contabilidade (2012). Bacharel em Ciências Contábeis (1993). Exerceu o cargo de Vice-Reitor de Administração da Unochapecó no quadriênio 2008-2011. Atualmente é Diretor da Área de Ciências Sociais Aplicadas e Coordenador do Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, atuando como docente na graduação, especialização e no mestrado. Possui experiência na área da Contabilidade, Administração e gestão universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social corporativa, controladoria, contabilidade para usuários externos e metodologia da pesquisa. Atua como avaliador de artigos para diversos periódicos nacionais.

Downloads

Publicado

2018-09-17