A RELEVÂNCIA DOS ASPECTOS COGNITIVOS E AFETIVOS NO PROCESSO DE SUCESSÃO DE UMA EMPRESA NA TERCEIRA GERAÇÃO.

Autores

  • Luciano Gonçalves de Lima Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Resumo

A partir da perspectiva da cognição e da emoção o objetivo deste estudo foi verificar e descrever a relevância dos aspectos cognitivos e afetivos no processo de sucessão da empresa na terceira geração. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, a coleta de dados foi realizada por meio de um roteiro semiestruturado através de entrevistas obtendo relatos do contexto que os fundadores viveram e vivem, possibilitando que esses expusessem as situações específicas e a sequência de fatos que ocorreram e ocorrem no processo de sucessão da empresa. Os resultados apontam que cognição e emoção são transmitidas de geração para geração, sem desconsiderar as particularidades de cada momento e a pessoa envolvida, mas constitui um dos elementos mais importantes na empresa familiar e processo sucessório, porém, é despercebida e muitas vezes negligenciada no processo de gestão das organizações.

Palavras-chave: Processo sucessório. Aspectos cognitivos. Aspectos afetivos.

 

Biografia do Autor

Luciano Gonçalves de Lima, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pedadogo, Bacharel em Administração, Doutor em Administração.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Psicóloga, Doutora em Administração, professora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2018-09-17