TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO NO SISTEMA OUVEUFPE NO PERÍODO DE 2013 A 2015

Autores

  • João Henriques de Sousa Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Angela Basante de Campos Instituto Federal de Pernambuco

Resumo

O modelo de nova gestão pública exige cada vez mais dos governantes que haja participação popular nas decisões políticas que lhes cabem, além de estimular o controle social através de maior incentivo à transparência e accountability. Tudo isto fica mais viável com a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas auxiliares do governo no fornecimento de serviços públicos tais como as Ouvidorias públicas. Este trabalho tem como objetivo identificar se a utilização das TICs, através de seus relatórios anuais divulgados, ajuda na efetividade e transparência dos serviços públicos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso na Ouvidoria-Geral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no período de 2013 a 2015, quando instituído o sistema OuveUFPE. O resultado obtido foi aumento de 245% no total de demandas recebidas pela Ouvidoria no espaço de tempo observado e maior transparência no fornecimento de dados e informações relativas ao serviço, constatando-se assim que a utilização das TICs auxilia no processo de inclusão e participação cidadã, além de contribuir para maior controle social dos serviços públicos.

Biografia do Autor

João Henriques de Sousa Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Administração, UFPE.

Angela Basante de Campos, Instituto Federal de Pernambuco

Mestra em Administração, UFPE. Professora do Instituto Federal de Pernambuco, IFPE.

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Publicado

2018-07-24