EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE MUDANÇAS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO: UMA PESQUISA DE CAMPO COM OS AMBULANTES DO SETOR ALIMENTÍCIO NA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE–CE

Autores

  • Mayara Nascimento Braga UniLeão - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Márcia Maria Leite Lima UniLeão - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Edgar da Silva Felix UniLeão - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Resumo

Com a grande competitividade do mercado é notório que as organizações precisam estar em constante desenvolvimento, inovando de acordo com as novas exigências estabelecidas. Dessa forma, a gestão de mudanças promove a descoberta de novas práticas que podem ser aplicadas ao empreendedorismo, mostrando diferentes formas de empreender para auxiliar na abertura de novos negócios. No Brasil, o empreendedorismo vem ganhando destaque, tornando-se um fator cada vez maior para o crescimento dos índices econômicos, e a partir dessa premissa, o artigo foi feito baseado na pesquisa de campo com os empreendedores ambulantes do setor alimentício, localizado na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, realizou-se uma coleta de dados, de fontes bibliográficas, por meio de livros e artigos. O objetivo principal é identificar quais motivos influenciaram esses cidadãos à decisão de serem empreendedores ambulantes do ramo alimentício nos logradouros da cidade. Analisando os dados que foram coletados, percebeu-se que os ambulantes atuam nessa profissão pela necessidade financeira e falta de opção no mercado padrão, e, por conta disso, encontraram uma oportunidade como ambulantes, tornando, dessa forma, a nova realidade de trabalho.

Biografia do Autor

Edgar da Silva Felix, UniLeão - Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

Pós-graduando em Ciências da Educação e Docência do Ensino Superior pela UniLeão; Graduado em administração pela UniLeão.

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Publicado

2018-03-30