MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER EM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA: UM ESTUDO COM NOVOS EMPREENDEDORES

Autores

  • Camila Borges Fialho Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga
  • Luiz Carlos Wagner Faculdade Integrada de Santa Maria
  • Andrieli de Fátima Paz Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Julia Pegoraro Gai Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O empreendedorismo é essencial para a geração de riquezas, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população, gerando empregos e renda. No atual contexto econômico tornou-se um desafio à sobrevivência das empresas que dependem cada vez mais de qualificação de seus gestores. Muitos estudos vêm sendo realizados para identificar o comportamento do mercado e as ações dos gestores. Neste sentido, a presente pesquisa procurou identificar quais foram as motivações que os empreendedores tiveram para empreender num cenário adverso economicamente, qual o perfil dos gestores e suas influências e motivações para criar um empreendimento. Assim, o estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa com quatro empresários na região de Santa Maria/RS e utilizou-se um roteiro de entrevista para a coleta dos dados, os quais foram analisados com base na análise de discurso. Com os dados coletados foi possível compreender os motivos que levaram as pessoas a empreender em um cenário de economia frágil. Os resultados sinalizam que a vontade pessoal de empreender e ter autonomia foram características marcantes, além do incentivo dos familiares que já tinham um negocio próprio e também a necessidade de emprego e renda.

Biografia do Autor

Camila Borges Fialho, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga

Professora dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus São Luiz Gonzaga

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Maria

Luiz Carlos Wagner, Faculdade Integrada de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.

Andrieli de Fátima Paz Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Administração pela Faculdade Integrada de Santa Maria.

Acadêmica de Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Santa Maria

Maria Julia Pegoraro Gai, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2018-01-05