COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO E DESEMPENHO ORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE MILES E SNOW: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS DO SETOR VAREJISTA DE FARMÁCIAS DO PARANÁ

Autores

  • Julio Ricardo Benitez Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE
  • Eloi Junior Damke Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Resumo

Muitos estudos advogam a relação de dependência entre comportamento estratégico dos dirigentes na formação da estratégia. Contudo, são raros os levantamentos que associam o comportamento estratégico com desempenho de empresas de pequeno porte do setor de varejo de farmácias. Conjugando variáveis nessas dimensões, este estudo objetivou verificar quais comportamentos estratégicos associaram-se em maior e menor grau ao desempenho de empresas de pequeno porte do varejo de farmácias. Dados levantados em survey com 45 empresas e investigados pela técnica do teste quiquadrado, revelaram a ocorrência de três dos quatro comportamentos estratégicos propostos por Miles e Snow (1978). Por fim, procedendo com análise estatística pareada entre as variáveis, as empresas que adotaram comportamento prospector obtiveram melhor desempenho se comparado com os demais comportamentos, seguidas de comportamentos defensivos. O teste quiquadrado por sua vez revelou a não existência associativa entre desempenho e comportamento estratégico.

Biografia do Autor

Julio Ricardo Benitez, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Formado em Administração pela Unioeste de Foz do Iguaçu, atua como Gerente Geral na Rede de Farmácias Coperfarma.

Eloi Junior Damke, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE

Doutorado em Administração (Conceito CAPES 5), Mestrado em Administração (Conceito CAPES 5) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-28