EMPREENDEDORISMO FEMININO NO MUNICIPIO DE CÁCERES
MOTIVAÇÕES QUE LEVAM AS MULHERES A EMPREENDER
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo identificar as motivações das mulheres ao se tornarem empreendedoras no município de Cáceres em Mato Grosso. O estudo foi realizado através de um questionário online e caracterizada como uma pesquisa exploratória com abordagem quali-quantitativa. A população se constituiu a partir de uma lista de mulheres empreendedoras cadastradas na Associação Comercial e Empresarial de Cáceres. A amostra contemplava no mês de junho de 2021 cinquenta e seis empreendedoras e no mês de março de 2022 quarenta e três empreendedoras. A análise das informações coletadas foi submetida a estatística descritiva. Com base nos elementos analisados foi percebido que a maioria das empreendedoras são acima de 40 anos, casadas e com filhos. No que se refere as motivações, as mulheres afirmaram que se tornaram empreendedora por oportunidade, necessidade e a busca pela independência financeira. Os dados também permitiram que identificássemos que a maioria das empreendedoras tem o desejo de que seu negócio se transforme em algo maior, que desejam ser realizadas financeiramente e passem mais tempo com a família.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).