PERCEPÇÃO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
AVALIAÇÃO SOBRE OS FATORES DE VALORES E PRÁTICAS ORGANIZACIONAIS DE UMA ORGANIZAÇÃO DO SETOR ELÉTRICO
Resumo
O interesse sobre a cultura organizacional vem acompanhando fortemente as organizações, implantando mudanças comportamentais e novas formas de gestão. Isso pois, há a compreensão de que a cultura organizacional envolve práticas, hábitos e valores que constituem uma empresa. Neste sentido, esta pesquisa teve por objetivo avaliar a cultura organizacional de uma organização do setor elétrico do centro-oeste Brasileiro. O estudo configura-se com natureza dedutiva, do tipo descritiva e abordagem quantitativa. O questionário utilizado para avaliar a cultura organizacional na empresa em questão foi adaptado do Instrumento Brasileiro para Avaliação da Cultura Organizacional – IBACO (FERREIRA et al. 2002). Os respondentes, colaboradores ativos, são pertencentes a três municípios do interior do Mato Grosso do Sul em que a empresa estudada realiza atendimento. Para análise dos dados foram utilizadas técnicas e procedimentos de estatística descritiva. Os resultados sugerem, que a empresa, predominantemente, possui grau moderado na maioria dos fatores de análise de valores e práticas organizacionais da cultura organizacional, o que abre espaço para a possibilidade de buscas por melhorias no envolvimento dos trabalhadores a fim de obter maior sucesso e vantagem competitiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).