ANÁLISE DA TRAJETÓRIA EMPREENDEDORA DO ENFERMEIRO À LUZ DA TEORIA DE LOUIS JACQUES FILION
Resumo
Objetivo: Avaliar, à luz da teoria de Louis Jacques Filion, como o curso de Enfermagem influenciou pensamentos inovadores e atitudes empreendedoras. Métodos: Estudo qualitativo exploratório, entrevistando remotamente enfermeiros empreendedores. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada, as respostas foram analisadas no software IRAMUTEQ ancorado na linguagem de programação R. Resultados: Foram entrevistados 13 enfermeiros do sul e sudeste do Brasil, 76,9% do sexo feminino, o tempo médio de formação é 11,4 anos, a maioria microempreendedores. Desde a aspiração para construir um empreendimento, o enfermeiro enfrenta desafios, mas é notável um olhar positivo. Apesar de relatos sobre a ausência de know-how, os profissionais se mantiveram perseverantes e buscando estratégias para aprimorar seu perfil empreendedor. Conclusão: Instituições de ensino superior representam a oportunidade de incentivo à inovação, mas há lacunas na formação, ainda com modelos tradicionais do mercado, não influenciando significativamente na decisão de empreender na amostra analisada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).