ANÁLISE DE ÁRVORES EM AMBIENTE URBANO
UM ESTUDO DE CASO DA AVENIDA BERNARDO MONTEIRO EM BELO HORIZONTE-MG
Resumo
As árvores urbanas desempenham um papel importante na qualidade de vida das cidades, oferecendo benefícios como sombra, melhoria da qualidade do ar e um ambiente agradável. Este estudo analisou árvores urbanas na região central de Belo Horizonte usando um tomógrafo acústico para avaliar sua segurança estrutural. O estudo se concentrou em árvores de grande porte, que são comuns na região. Algumas árvores apresentaram extremidades degradadas, mas isso não representou um risco significativo para sua segurança estrutural. Essas descobertas podem ser utilizadas como argumento para preservar as árvores nessa área específica, contrapondo as preocupações relacionadas à segurança estrutural. A utilização de métodos de avaliação acústica, como o tomógrafo acústico, mostrou-se uma abordagem eficiente e acessível para detectar defeitos internos em árvores vivas. Esses métodos podem contribuir para a segurança em áreas públicas e fornecer resultados rápidos e confiáveis. Embora os resultados desse estudo tenham indicado que as árvores analisadas estão em boas condições, é importante considerar outros aspectos relacionados à preservação das árvores urbanas, a fim de promover um ambiente urbano saudável e sustentável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).