CAPITAL PSICOLÓGICO E COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR SOB UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DE MULHERES EMPREENDEDORAS

Autores

  • Luciano Gonçalves de Lima Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
  • Vânia Maria Jorge Nassif Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar quais componentes do constructo do Capital Psicológico influenciam no comportamento empreendedor. A pesquisa é qualitativa de caráter exploratório e contou com a participação de mulheres que integram o Conselho da Mulher Empresária de Paranavaí-PR. A participação das respondentes se deu por meio das reuniões quinzenais do Conselho, onde foi possível observar a atuação individual e também coletiva, procurando compreender os aspectos relacionados às suas práticas e ações frente ao negócio. Posteriormente, quatro integrantes aceitaram participar da pesquisa individualmente, que ocorreu através de entrevista onde as mesmas discorreram sobre suas trajetórias empreendedoras. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e os resultados revelam que o comportamento empreendedor pode ser orientado pela presença do Capital Psicológico visto que as empreendedoras ao longo da existência do seu negócio vivenciaram fases em que foi percebida a superação através da presença de uma capacidade psicológica positiva.

Biografia do Autor

Luciano Gonçalves de Lima, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Pedadogo, Bacharel em Administração, Doutor em Administração.

Vânia Maria Jorge Nassif, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Psicóloga, Professora Doutora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho.

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Publicado

2016-11-11