O BALANÇO SOCIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: PROPOSTA DE APLICAÇÃO EM METALÚRGICA DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

Resumo

O Balanço Social (BS) é uma demonstração complementar que reúne um conjunto de informações sobre aspectos econômicos, sociais, ambientais, projetos e ações implantadas ou em fase de execução. Por ser um instrumento de gestão nas organizações, demonstra a atuação da empresa e sua responsabilidade social e ambiental. O estudo teve o objetivo de elaborar o BS da empresa objeto de estudo, como ferramenta de apoio à gestão, informando as atividades e ações de promoção humana, social e ambiental, evidenciando assim, seu potencial na comunidade na qual está inserida. O processo metodológico adotado neste estudo é uma pesquisa qualitativa e exploratória., em que a coleta de dados se deu através de pesquisa bibliográfica e documental e entrevista com gestor da organização, já a análise dos dados ocorreu de forma descritiva, avaliando-se os balanços patrimoniais de dois exercícios sociais e proposição de balanço social.  Desta forma, como resultados, apresentou-se a organização uma proposta de Balanço Social adaptado ao seu perfil, tendo como referência o modelo Ethos e IBASE, e evidenciou-se a evolução positiva dos dados no período pesquisado.

Biografia do Autor

Cristiano Flores, Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA)

Pós Graduado em Gestão Empresarial pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) e Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Machado de Assis (FEMA).

Jocias Maier Zanatta, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) , Especialização em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria e Graduação em Administração pela Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM). Professor e Administrador Hospitalar.

Ismael Alan Halberstadt, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

2023-01-15