IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELO DESMATAMENTO NO BRASIL

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Caroline Lima de Almeida Costa Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Roseli de Souza Oliveira Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Hellen Cristina Cavalcante Cavalcante Instituto Federal de Brasília - IFB

Resumo

A referida pesquisa tem como finalidade principal analisar os impactos do desmatamento na Amazônia no Brasil e os objetivos específicos descrever sobre a Amazônia e o desmatamento, analisar a importância da Amazônia legal e identificar soluções para o desmatamento zero. Dados divulgados no dia 1º de setembro de 2014 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais afirma que o Brasil perdeu 9,8% de florestas entre agosto de 2013 a julho de 2014, dados e alterações que preocupam e alertam sobre o futuro da humanidade causando um grande impacto ambiental. Dentro dessa abordagem, faz-se o seguinte questionamento: quais são os impactos do desmatamento na Amazônia no Brasil? A referida pesquisa contribui para ver como é importante Ações contra o desmatamento e alternativas econômicas que estimulem os habitantes da floresta a mantê-la de pé devem caminhar juntas. Os objetivos obtidos com a pesquisa serão analisados por meio de métodos qualitativos, utilizando-se de procedimentos interpretativos e valorativos para a análise de todas as informações obtidas. As técnicas de pesquisas serão a bibliográfica, desenvolvida a partir de material direito ambiental já publicado sobre o tema, quais sejam livros e artigos, e a documental, realizada a partir da análise da legislação pertinente acerca do tema e apresenta como alternativa, a implantação de um programa de Desenvolvimento Sustentável das regiões desmatadas, o qual tentaria conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental, além de conscientizar a sociedade dos problemas que o desmatamento pode trazer em uma escala regional e mundial.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidad Argentina John F. Kennedy em Buenos Aires - Argentina (2015). Doutorado em Desenvolvimento Local e Cooperação
Internacional (Desarrollo Local y Cooperación Internacional, com apoio do DPE - Programa de Doutorado Pleno no Exterior, CAPES) pela Universitat Jaume I - UJI na
Espanha (2019). Doutorado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) (2019). Doutorado em Ciências Administrativas pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2013) e Cïências da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2014). Mestrado em Ciência da Educação pela Universidad San Carlos - Assunção - Paraguai (2011), Especializações em Gestão de Negócios e Varejo, pela FIPECAFI (2006) e Marketing pela Universidade Cândido Mendes (2003), MBA em Formação Geral para Altos Executivos pela Fundação Dom Cabral (2000). Licenciado em programa Especial de Formação Pedagógica - PROFORM pela Universidade Católica de Brasília (2012), Graduado em Administração pela União Educacional de Brasília UNEB (2002) e Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Balsas (1975). É Coordenador do Curso Técnico em Comércio do campus Brasília no Instituto Federal de Brasília (IFB), atuando principalmente nos seguintes temas:
empreendedorismo, gestão empresarial, gestão de pessoas, varejo, desenvolvimento local, educação profissional, microempreendedor individual e iniciação empresarial.

Caroline Lima de Almeida Costa, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnóloga em Gestão Pública

Roseli de Souza Oliveira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnóloga em Gestão Pública

Hellen Cristina Cavalcante Cavalcante, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2018). Mestre em Educação, pela Universidade Católica de Brasília (2007). Especialista em Avaliação Institucional do Ensino Superior pela Universidade de Brasília. Especialista em Políticas Públicas com Ênfase em Gestão Governamental pela UPIS. Graduada em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar pela Universidade de Fortaleza. Atuou como gestora dos cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste (Unidesc). De 2015 a 2018, desenvolveu pesquisas no grupo de pesquisa do CNPQ Políticas Educacionais e Gestão Escolar, da Pós-Graduação da PUC/GO. Possui experiência na área de Educação em diferentes instituições, como professora universitária e de cursos para concursos públicos, coordenadora pedagógica e diretora pedagógica do ensino fundamental. Atuou como coordenadora de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e de como coordenadora geral do Parfor no IFB, de 2010 a 2015. Participa da equipe editorial da Revista Nova Paideia, desde 2019. Atua na função de docente do Curso de Licenciatura em Dança e do Curso Técnico em Serviços Públicos no IFB, como servidora pública efetiva.

Downloads

Publicado

2023-01-15