A JORNADA DO PROGRAMA DESPERTAR: EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA COM BASE NA INDISSOCIABILIDADE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO

Autores

  • Shana Sabbado Flores IFRS - Campus Bento Gonçalves
  • Renato Koch Colomby IFPR http://orcid.org/0000-0002-5013-6913
  • Carine Popiolek IFRS - Campus Erechim
  • Alexsandro Cristovão Bonatto IFRS - Campus Restinga

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre uma experiência prática de educação empreendedora com intuito de promover trocas e insights aos profissionais e entusiastas da temática. Para isso, como método, faz-se uso de um estudo de caso em uma abordagem qualitativa tendo como coleta de dados a observação participante e a análise documental. O caso escolhido por acessibilidade e de forma intencional é o Programa Despertar realizado desde 2016 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Entre os principais resultados, pode-se aferir que o Programa Despertar através de seus diferentes projetos têm contribuído para o fortalecimento da educação empreendedora no campus em que atua e no IFRS como um todo. Afinal, entre as contribuições sociais do Programa está o despertar das competências empreendedoras dos participantes nas suas mais diversas possibilidades de atuação. Além disso, o programa tem recebido importantes destaques institucionais pela relevância acadêmica ao conseguir abarcar projetos unívocos que se caracterizam pela indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. O artigo inova em apresentar o projeto através da jornada do empreendedor. Conclui-se assim que a educação empreendedora, através de diferentes esforços tem se consolidado no IFRS e, cada vez mais, tem sido evidenciada como um objetivo a ser continuamente trabalhado, revisitado e disseminado em outras instituições. Espera-se, assim, que esse artigo também possa servir de inspiração para novas práticas de educação empreendedora e de avanços teóricos e metodológicos relacionados ao tema em debate.

Biografia do Autor

Shana Sabbado Flores, IFRS - Campus Bento Gonçalves

Professora de administração no IFRS, campus Bento Gonçalves, tendo atuado como Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, além de projetos de pesquisa, ensino e extensão. Atualmente na coordenação do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia (PPGVE) e professora no Mestrado Profissional em Gestão da Inovação e Transferência de Tecnologia (Profnit). Doutorado em geografia com tese relacionada à vitivinicultura sustentável em co-tutela entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Université de Bourgogne. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), Master em Management et Système d'Information de la Chaine Logistique pela Université Pierre Mendes France - Grenoble 2 (2006), Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), Experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Supply Chain. Principais temas de pesquisa: sustentabilidade, gestão ambiental, gestão vitivinícola, responsabilidade social, empreendedorismo e inovação.

Renato Koch Colomby, IFPR

Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA - UFRGS). Especialista em Educação para o Ensino Superior e EAD. Possui graduação concluída em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em andamento no curso de Psicologia. É Professor no Colegiado de Administração do Instituto Federal do Paraná (IFPR) no Campus Palmas. Além de ser Líder do Grupo de Pesquisa NEPT - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Organizações e Pessoas, também é integrante do Observatório Internacional de Carreira - OIC e do GINEIT (Grupo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho), ambos vinculados ao PPGA/EA/UFRGS. Atualmente, é líder do Tema 10 Trabalho, Organizações e Subjetividade na área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração). 

Carine Popiolek, IFRS - Campus Erechim

Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Especialização em Gestão Educacional pela Anhanguera-Uniderp (2012). Formação Pedagógica para Docentes pelo IFRS (2011). Graduação em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003).

Alexsandro Cristovão Bonatto, IFRS - Campus Restinga

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), com período sanduíche na Ecole Nationale Supérieure de Lelectronique Et de Ses Applications, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Microeletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no campus Restinga, e coordenador do espaço maker InovaLab@Restinga.

Downloads

Publicado

2021-10-10