INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA A PRODUÇÃO DE LEITE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Mirian Fabiana da Silva Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, Brasil.
  • Augusto Hauber Gameiro Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, Brasil.

Resumo

A sustentabilidade é um assunto discutido globalmente, assim, este fenômeno se mostra importante para aprofundamento das pesquisas para o desenvolvimento da produção de leite. Objetivou-se realizar um levantamento de literatura para identificar quais são os principais indicadores de sustentabilidade utilizados na pecuária leiteira e as relações entre eles. Uma revisão de artigos científicos foi realizada para identificar os indicadores propostos pela ciência. Os principais indicadores utilizados para avaliar os aspectos técnicos foram produtividade por vaca, produção de leite por área, taxa de lotação e produção de leite. No econômico os principais indicadores avaliados foram custo, margem, renda do proprietário ou remuneração do trabalho e renda. Aspecto social os principais indicadores estudados foram educação e treinamento, bem-estar animal, qualidade do produto e condições de trabalho. Dimensão ambiental os indicadores foram emissões de gases e substâncias, uso de energia, balanço de nutrientes e uso da terra. As produções de leite por área e por vaca podem influenciar nas relações entre indicadores ambientais e econômicos.

Biografia do Autor

Mirian Fabiana da Silva, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, Brasil.

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual de Goiás - GO (2010), doutora em Nutrição e Produção Animal pela Universidade de São Paulo, mestre em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa - MG (2013), Técnico Agrícola pela Escola Agrotécnica Federal de Ceres - GO (2005). Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em produção animal, manejo animal e avaliação de sistemas de produção de bovinos de leite.

Augusto Hauber Gameiro, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, Pirassununga, Brasil.

Augusto Hauber Gameiro é Engenheiro Agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas, Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Metropolitana de Santos, Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo e tem Pós-Doutorado pela Université Paris-Saclay (AgroParisTech/INRA). Suas áreas de dedicação e interesse são a ´Contabilidade Gerencial da Agropecuária´, a ´Modelagem matemática da produção agropecuária e agroindustrial´ e o ´Estudo da Relação entre animal, sociedade e natureza´. Atualmente, é Professor Associado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo, onde é responsável pelas disciplinas de ´Economia Aplicada´, Gestão Aplicada para Médicos Veterinários e ´Sociologia e Extensão´ na graduação. Na pós-graduação, é credenciado nos Programas de Pós-Graduação em ´Nutrição e Produção Animal´ (FMVZ/USP), no Programa de Pós-Graduação em ´Gestão e Inovação na Indústria Animal´ (FZEA/USP) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (UFPel). Na FMVZ/USP, é Coordenador do Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE). Na atualidade, também desenvolve atividades como Pesquisador Convidado no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG/USP) e como Professor Convidado nos Cursos de Especialização (MBA) em Gestão Estratégica do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Diretor da Sociedade dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA). Augusto foi Diretor Financeiro da Fundação Medicina Veterinária (2012-2015); foi Professor dos Cursos de Administração de Empresas e de Comércio Exterior da Universidade de Ribeirão Preto (2003-2006) e Professor Substituto no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (2004-2006); foi fundador, sócio e Diretor da Natural Consultoria e Comunicação (2000-2008); trabalhou no Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da ESALQ/USP (2000-2003), na Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (1999-2000), na Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (1997-1999) e no Banco do Brasil (1986-1990). É bolsista CNPq de produtividade em pesquisa 2.

Downloads

Publicado

2021-09-07