ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL

Autores

  • Juliana Berg Universidade Estadual do Centro Oeste/Universidade Federal do Paraná
  • Bruno Visinoni Kotrybala Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Cristina Costa-Lobo Universidade Portucalense Infante D. Henrique
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Federal do Paraná/Universidade Estadual do Centro Oeste

Resumo

Neste artigo apresentamos ensaio teórico relativo a Economia Criativa no Brasil com base em estado da arte realizado nos últimos dez anos nas bases de pesquisa Sciello e Spell junto às Ciências Sociais. A análise ocorreu no sentido de demonstrar o conceito adotado para economia criativa e seus principais resultados, assim como, buscou verificar o que falta à Economia Criativa brasileira para se estabelecer enquanto setor produtivo econômico cultural. Como resultados demonstramos a perda de interesse dos artistas e criativos que passaram a ver o setor enquanto apenas mais um meio comercial, sem fomento a cultura ou ao capital intelectual. Acredita-se ainda que à economia criativa faltou criatividade e criticidade no entendimento sistêmico e complexo que envolve bens materiais e imateriais.

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Publicado

2021-07-04