EFICIÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EMPREENDEDORISMO: UMA AVALIAÇÃO PELO MÉTODO DE ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS NO BRICS POR MEIO DO INDICADOR GEM (Global Entrepreneurship Monitor)

Autores

  • Marcelo do Vale Neto Instituto Federal Catarinense - IFC Professor EBTT Campus Fraiburgo - SC
  • Rodrigo Lacerda Sales Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG Professor Campus Leopoldina - MG

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma análise da eficiência das Políticas de Empreendedorismo nos países do BRICs, pelo método de análise envoltória de dados dos países do BRICS, por meio do indicador GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e com base nos indicadores PIB per capita e IDH dos países. No método utilizado buscou-se identificar os índices de eficiência de cada país para posteriormente, compará-los com os indicadores GEM utilizados, adotando como parâmetros a Taxa de Empreendedorismo Estabelecido (TEE) e a Taxa de Programas de empreendedorismo do governo (TEG). Desta forma foi possível medir o quando esses indicadores influenciam nos fatores econômicos e sociais das Nações em análise. Para atingir o objetivo desse estudo, utilizou-se a técnica DEA – Data Envelopment Analysis, ou Análise Envoltória de Dados, que é uma ferramenta analítica que pode fornecer a identificação das melhores práticas na utilização de recursos colocados à disposição de uma determinada organização e, simultaneamente, pode-se identificar a possível fronteira de eficiência de um grupo de organizações afins, por meio de comparações entre recursos usados e os resultados obtidos. Dos cinco países do BRICS, apenas a Rússia se apresentou eficiente obtendo 100%, ou seja eficiência máxima. Por fim, a análise sugere, que as taxas de empreendedorismo do GEM, aqui utilizadas, não exercem nenhuma influência sobre os resultados econômicos e sociais medidos por meio do PIB per capita e do IDH.

Biografia do Autor

Marcelo do Vale Neto, Instituto Federal Catarinense - IFC Professor EBTT Campus Fraiburgo - SC

Meu nome é Marcelo do Vale Neto, sou professor universitário mestre em Economia e Gestão de Empresas pela UCAM - RJ(2016), graduado em Administração pela Universidade Federal de São João Del-Rei (1996), Especialista em Métodos Estatísticos Computacionais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1998), Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de juiz de Fora (2015), Especialista em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes Campus Rio de Janeiro (2016) e Graduado em Complementação Pedagógica, área Matemática no IFES (2018). Atualmente leciono no Instituto Federal Catarinense, Campus Fraiburgo, tenho também experiência na área pública e privada como consultor, sócio e colaborador de Empresas. Tenho experiência nas áreas de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos temas: Finanças públicas, gestão pública municipal, análise de dados, eficiência pública, desenvolvimento e gestão da qualidade.

Rodrigo Lacerda Sales, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG Professor Campus Leopoldina - MG

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, área de Gestão e Inovação, onde participou de projetos de pesquisa do Laboratório PRO-PME (Centro de Pesquisa e Projeto para o Desenvolvimento Gerencial Tecnológico de PMEs. Mestre em Administração de Empresas, Especialista em Gestão Empresarial e em Marketing pela Faculdade Machado Sobrinho - JF, Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Presidente Antônio Carlos (1996), Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade AIEC. Professor do CEFET - MG Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus III - Leopoldina. onde atua como Coordenador da Nascente Incubadora de Empresas do CEFET - MG e também como Coordenador Local de Inovação Tecnológica. Foi Coordenador e Professor do Curso de Administração das Faculdades Integradas de Cataguases - FIC onde também coordenou o NEPPID - Núcleo de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação, Informação e Divulgação. Foi Professor universitário nas Seguintes Instituições: Universidade Presidente Antônio Carlos em Leopoldina, Faculdades Unificadas DOCTUM de Leopoldina e Faculdade de Administração de Cataguases - FACAT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase na Gestão de Pequenas e Médias Empresas de Base Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão da Inovação e Empreendedorismo Inovador.

Downloads

Publicado

2020-08-21