DO CACAU AO CHOCOLATE: ESTUDO DE CASO EM PEQUENA INDÚSTRIA FAMILIAR DA CADEIA DE VALOR DO CACAU NO TERRITÓRIO LITORAL SUL DA BAHIA - TLS

Autores

  • Fárlei Cosme Gomes dos Santos Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, BA/BRASIL http://orcid.org/0000-0003-1765-1849
  • Maria Josefina Vervloet Fontes Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, BA/BRASIL

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender e analisar o processo de fabricação de cacau/chocolate artesanal da Fazenda Força Verde, distrito rural de Ilhéus-BA sobre a ótica do Radar da inovação, esse estudo pretende contribuir para viabilidade e sustentabilidade do empreendimento. Para isso, foi realizado uma revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, caracterizado como estudo exploratório-descritiva concatenado em um estudo de caso. Vários estudos vêm apontando para a consolidação na região cacaueira de uma nova cadeia produtiva: o agronegócio cacau/chocolate. Os resultados encontrados retratam lacunas que o mapeamento identificou, sugerindo melhorias nas dimensões que tiveram resultados abaixo do esperado. Ainda o mapeamento dos processos de produção do chocolate artesanal, gerou uma forma geométrica Radar, que possibilitou a visualização de lacunas existente no empreendimento. Por fim, essa pesquisa pode contribuir para agregar valor a produtos locais, na perspectiva da inovação, dando maior visibilidade aos produtos artesanais dos pequenos agricultores do distrito rural do Rio do Engenho – Ilhéus-BA.

Biografia do Autor

Fárlei Cosme Gomes dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, BA/BRASIL

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNIT (2019); Especialista em Logística - UNINTER (2016); Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (2015); Integrante do Grupo de Pesquisa TECLIM_UFSB Produção Limpa, Gestão e do Grupo de Pesquisa Consumo Sustentável e Inovações nas Construções Sociais dos Mercados nos Sistemas Agroalimentares. É professor contratado sob regime REDA no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun - CEEP em Ilhéus-BA. Foi voluntário no projeto de mobilidade acadêmica - Projeto Rondon (2011). Atuou como pesquisador voluntário no Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/UESC no qual desenvolveu atividades na área de Inovação e Prospecção Tecnológica. Desenvolveu atividades administrativas e acadêmicas no programa PRONATEC no IFBA / IFBaiano. Têm experiência na área Industrial, com ênfase em Inovação de Processos e Transferência de Tecnologia. Atua na atividade de Docente nos seguintes temas: Administração de Materiais e Logística de Suprimentos, Metodologia da Pesquisa, Gestão para Inovação, Empreendedorismo, Gestão da Produção e Tecnologia da Informação Aplicada à Administração. Atualmente, desenvolve projeto de pesquisa na área de Inovação e Prospecção Tecnológica, com trabalho de consultoria em Propriedade Intelectual com atuação em processo de registro da Marca e Patentes relacionados a cadeia produtiva do cacau-chocolate no Território Litoral Sul da Bahia - TLS.

Maria Josefina Vervloet Fontes, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus, BA/BRASIL

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1975), Pós-Graduada em Administração Hospitalar pela Instituto Brasileiro de Pesquisas Hospitalares/IPH, Pós-Graduada em Administração de Hoteleira pelo SENAC, Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2001) e Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade ? CPDA/UFRRJ (2013). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Coordenadora da Incubadora Broto de Biotecnologia UESC/UEFS, Coordenadora da Comissão de Informação Tecnológica do Núcleo de Inovação Tecnológica NIT/UESC e Vice-Coordenadora do Colegiado do Curso de Administração da UESC (2018-2020). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: micro e pequenas agroindústrias; cadeia agroalimentar do cacau; gestão hospitalar; hotelaria; turismo; competitividade organizacional; administração financeira; e sustentabilidade. Atua junto ao NIT no tema Educação Empreendedora, em parceria com o SEBRAE. É Conselheira do Parque Tecnológico do Sul da Bahia representando a UESC e Conselheira do Centro de Pesquisa em PD&I ? CEPEDI. É Pesquisadora e Orientadora em Projetos PIBIT/UESC e de Projeto Educação Empreendedora PROEX/UESC.

Downloads

Publicado

2020-11-02