INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO NA REGIÃO DO OESTE PAULISTA

Autores

  • João Paulo Alves Broto Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Caio Cesar de Oliveira Silva Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Erika Mayumi Kato-Cruz Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Gustavo Yuho Endo Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
  • Alvaro Costa Jardim Neto Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Resumo

Este trabalho teve por objetivo compreender como as redes sociais contribuem para o fomento ao empreendedorismo na região do Oeste Paulista. O crescimento do empreendedorismo no Brasil ocorreu devido à crise econômica que enfrentamos, isso porque, o empreendedorismo se mostrou uma solução para parte dos brasileiros que buscaram mudar a própria realidade. De forma paralela, percebeu-se o crescimento do uso das redes sociais, que sustentam um vasto mercado de ideias e abrangem uma gama variada de usuários, e, assim, caracteriza uma estrutura social formada por pessoas ou organizações, responsáveis por partilharem objetivos e valores em comum e estabelecerem conexões sociais, transmitindo informações em tempo real. Notou-se também que a população brasileira está se desenvolvendo rapidamente, de modo que a sociedade deve se adequar aos novos conceitos propostos. Por esse motivo, o crescimento da comunicação é um acontecimento que promove transformações até mesmo nos processos de gestão das empresas, pois impulsiona a obtenção de resultados satisfatórios, como a venda de seus produtos e/ou serviços. Pelo exposto, a questão que norteou este trabalho foi a análise da forma como as redes sociais influenciam no crescimento do empreendedorismo. Tratou-se de um trabalho qualitativo, descritivo, do tipo estudo de caso, aplicado em uma comunidade online de fomento ao empreendedorismo da região do Oeste Paulista. A partir desse trabalho, buscou-se encontrar evidências de que as redes sociais impactam positivamente no desenvolvimento do empreendedorismo na região, facilitam a comunicação e servem como um elo de aproximação entre os empreendedores.

Biografia do Autor

João Paulo Alves Broto, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduado em Administração pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Caio Cesar de Oliveira Silva, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Graduado em Administração pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)

Erika Mayumi Kato-Cruz, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP), na linha de Estratégia Empresarial. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na área de concentração de Estratégia e Organizações, com ênfase na linha de pesquisa de Tecnologia, Qualidade e Competitividade. Graduada em Administração de Empresas pelas Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo de Presidente Prudente (TOLEDO) e em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente leciona na faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente, graduação e pós-graduação.

Gustavo Yuho Endo, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Professor do Departamento de Administração da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), faz parte do Programa de Pré-Doutorado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Pesquisador/Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Avançadas em Logística e Supply Chain Management da Universidade de Brasília (GEALOGS/UnB). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - Mestrado Profissional da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2016) e Bacharel em Administração (2007).

Alvaro Costa Jardim Neto, Universidade do Oeste Paulista - Unoeste

Mestre em Administração da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Especialista em Avaliação do Ensino e Aprendizagem pela Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Formado no Curso de Administração na Faculdade de Ilha Solteira/SP. Participou como Membro na Empresa Junior FAISA FACILUZ durante a graduação, atuando como organizador em projetos de extensão, palestras, cursos, simpósios, semanas acadêmicas e viagens técnicas. É professor nos cursos presenciais de Graduação em Administração e no Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Também é professor nos cursos de modalidade EaD Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Curso Superior de Tecnologia em Marketing. É tutor virtual no cursos de MBA em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional, Marketing e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

2020-12-31