EMPREENDEDORISMO JOVEM: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS, ASPIRAÇÕES E DIFICULDADES DOS EMPREENDEDORES JOVENS DE PARANAVAÍ, PARANÁ.

Autores

Resumo

O empreendedorismo jovem é um importante segmento do empreendedorismo, assunto que se destaca devido sua intensiva relevância para a economia nacional e para a sociedade. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar e compreender as características, aspirações e dificuldades dos jovens empreendedores da cidade de Paranavaí, Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva, com coleta de dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco jovens empreendedores da região, sendo realizada a análise de conteúdo. Com o resultado, observou-se a que a principal motivação no empreendedorismo jovem para a abertura de seu próprio negócio consiste no descontentamento com seus empregos anteriores; a necessidade do empreendedor jovem estar sempre em busca de inovação, conhecimento e organização e a utilização das redes sociais para auxiliar os processos de suas empresas. Sobre as dificuldades verificou-se que a maior dificuldade é a financeira e a falta de conhecimento acerca das questões burocráticas relativas à abertura de uma empresa. Acerca das diferenças percebidas do empreendedorismo jovem, em comparação com o empreendedorismo em outros âmbitos, aferiu-se a facilidade com a tecnologia e inovações e a falta de experiência e falta de recursos financeiros.

Biografia do Autor

Rejane Heloise dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Mestra em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Especialista em Engenharia de Produção pelo UniCesumar (2014). Graduada em Bacharelado em Administração pelo UniCesumar (2014), em Tecnologia em Processos Gerenciais pelo UniCesumar (2012) e Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Experiência Profissional na área de Programação, Planejamento e Controle de Produção e Comercial. Pesquisas na área de Administração, principalmente, nos seguintes temas: cadeias produtivas, produção, competitividade, estratégia, estruturas de governança, custos de transação e de mensuração. Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Paraná (Campus Paranavaí).

Downloads

Publicado

2020-09-02