A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICIAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DO PROGRAMA DE FOMENTO AOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Marco Antonio Catussi Paschoalotto University of São Paulo (USP) University of West Paulista (UNOESTE)
  • João Henrique Paulino Pires Eustachio University of São Paulo
  • João Luiz Passador University of São Paulo
  • Dante Pinheiro Martinelli University of São Paulo

Resumo

O programa de fomento aos arranjos produtivos locais (APLs) do Estado de São Paulo é uma política pública coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI) que, em conjunto com a Rede Paulista de Arranjos Produtivos Locais, atua como instrumento de desenvolvimento econômico integrado. Devido a importância que os APLs assumem no cenário nacional e local, a recente expansão no estado de São Paulo e a escassez de estudos com foco em políticas públicas de incentivo aos APLs na academia, este artigo visou realizar um estudo sobre a política pública de fomento aos APLs no Estado de São Paulo com o objetivo de explorar e caracterizar o programa de fomento aos APLs do Estado de São Paulo. Para que fosse possível atingir o objetivo, foram utilizados neste trabalho os métodos de estudo bibliográfico e também entrevistas semi-estruturadas com três atores envolvidos no programa em busca de entender como a política pública em questão acontece no ciclo de políticas públicas e também na avaliação administrativa. Os resultados gerados demonstraram a falta de um mecanismo de feedback dos atores envolvidos à SEDECTI que, consequentemente, levam a falta de informação e monitoramento sobre os resultados da política pública, impossibilitando a realização das avaliações de eficiência e eficácia, determinando em uma quebra no fluxo de informações entre os atores em relação aos objetivos. Como considerações finais, este estudo identifica a necessidade de se estabelecer indicadores para avaliar as políticas públicas de fomento aos APLs no Estado de São Paulo.

Biografia do Autor

Marco Antonio Catussi Paschoalotto, University of São Paulo (USP) University of West Paulista (UNOESTE)

Doutor e Mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (USP - FEA/RP), com sanduíche pela Università degli studi di Roma Tor Vergata (Itália) e pela Indiana University (EUA), Graduado em Administração Pública pela UNESP (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"), com período de estudos na Universidade de Coimbra (Portugal), Pesquisador do GPublic (Centro de Estudos da Gestão Pública Contemporânea) e Professor do departamento de administração da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Possui experiência em Consultoria Empresarial e Pública, com atuação nas áreas de finanças corporativas e Administração Pública.

João Henrique Paulino Pires Eustachio, University of São Paulo

Economista pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP 2014) e mestre em Administração de Organizações pela Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP 2017) com período sanduíche na University of Economics in Katowice, Polônia (UE Katowice 2017). Atualmente atua como docente no Centro Universitário Barâo de Mauá e é aluno de doutorado na FEA-RP/USP com o tema de pesquisa: Liderança Situacional Sustentável. Temas de Pesquisa: Gestão Sistêmica e Cibernética de Organizações, Liderança Sustentável, Recursos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Técnicas de Negociação e Vendas.

João Luiz Passador, University of São Paulo

Possui graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1988), especialização pela Università Comerciale Luigi Bocconi, Milão - Itália (1990), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1993); doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2000) e livre docência em Administração pela FEARP/USP (2012). Atualmente é professor associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; do Programa de Pós-Graduação da FEA-RP e do Programa de Pós-Graduação da Medicina-RP da USP. Atua como coordenador do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas - GPublic, com ênfase na pesquisa de cooperação e gestão de redes interorganizacionais, políticas públicas para o desenvolvimento e educação formal de gestores. Avaliador de cursos de graduação do MEC e avaliador de mérito da CAPES. Bolsista produtividade CNPq.

Dante Pinheiro Martinelli, University of São Paulo

Professor Titular da Universidade de São Paulo na FEA-RP. Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (FEA - 1978), graduação em Administração também pela USP (1978), mestrado em Administração pela FEA-USP (1987), doutorado em Administração pela USP (1995) e livre-docência pela FEA-USP (1999). Realizou programas de pós-doutorado no Canadá, nas Universidades HEC (École des Hautes Études Commerciales), em Montreal, e Universidade do Quebec, em Trois Rivières, em 2001 e 2002. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Pequenas e Médias empresas (PME), atuando principalmente nos seguintes temas: visão sistêmica, negociação, desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas, simulação empresarial e jogos de empresas. Autor de dezesseis livros e de dezenove capítulos de livro sobre Negociação, Visão Sistêmica, Desenvolvimento Local e Pequenas e Médias Empresas nas Editoras Atlas, Saraiva e Manole. Autor de mais de 180 artigos completos em periódicos e em anais de congressos , no país e no exterior. Concluiu a orientação de 17 Mestres e 10 Doutores. Participou em mais de 300 bancas de Concursos para Titular, Livre-Docência, Doutorado, Mestrado , Qualificação e Trabalhos de conclusão de curso. De setembro de 2007 a janeiro de 2010 foi Coordenador de Administração Geral da USP (CODAGE), na Reitoria da USP. De 2007 a 2011 foi Diretor Vogal da FUSP (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo). De junho de 2010 a janeiro de 2011 foi Coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo. De maio de 2011 até maio de 2013 foi Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração de Organizações da FEA-RP-USP (Mestrado e Doutorado). Vice-presidente de Inovação e Tecnologia do IVEPESP (Instituto para a Valorização da Educação e da Pesquisa no Estado de São Paulo) desde a sua fundação, em 2009. Vice-coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa da USP (NAP) denominado CORS (Center for Organization Studies), formalizado como NAP em 2012, de 2013 a 2015 Vice-presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP (COP) de 2014 a 2017 Presidente da Comissão de Orçamento e Patrimônio da USP (COP) em 2018 De agosto de 2014 a agosto de 2018 foi Diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP-USP) Desde janeiro de 2019 é Diretor do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Downloads

Publicado

2020-08-21