MORTALIDADE DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: o que fazer pela sustentabilidade do empreendimento?

Autores

  • Walter Luiz de Oliveira Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Adilson Cunha Costa Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Luís Mendonça Romão Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP
  • Halph Carvalho de Oliveira Mestrando em Administração de MPE pela Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP (início em 2015)

Resumo

Diante da constatação de que existe um elevado número de micro e pequenas empresas (MPEs) que encerram suas atividades pouco tempo após terem sido constituídas, este trabalho tem por finalidade buscar o entendimento deste fenômeno, analisando os fatores que resultam na alta taxa de mortalidade de MPEs e as medidas que podem ser adotadas para reduzir essa taxa de mortalidade. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica visando compreender este fenômeno, e responder a duas questões-problemas: Por que é tão elevada a taxa de mortalidade das MPEs? O que deve fazer o micro e pequeno empreendedor para que seu negócio seja sustentável? Para tanto, foram compilados dados extraídos de estudos realizados por autores renomados e instituições especializadas, visando a demonstração estatística dos fatores que resultam na mortalidade das MPEs e as medidas necessárias para evitar que isto ocorra e dados comparativos que apontam a redução da taxa de mortalidade em nosso país. Concluiu-se que o micro e pequeno empreendedor deve conscientizar-se da necessidade de qualificar-se cada vez mais, adquirindo habilidades e competências organizacionais, através de boas práticas gerenciais e de empreendedorismo, adotando medidas aptas a aumentar a competitividade e assegurar a sustentabilidade de empresa.

Biografia do Autor

Walter Luiz de Oliveira, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Mestrando em Administração de MPE pela Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP (início em 2015); Professor de Direito Empresarial na Faculdade Anhanguera de Jundiaí; Advogado.

Adilson Cunha Costa, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Mestre em Administração de MPEs pela Faculdade Campo Limpo Paulista. Especialização em Controladoria e Auditoria pelo Centro Universitário Campos de Andrade- Uniandrade. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual Filosofia Ciências e Letras de Paranaguá (1988). Licenciado nas disciplinas técnicas do Ensino Médio pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994). Graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco- SP (1995). Graduado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2011). Tem experiência profissional na área pública e privada. Já foi servidor público concursado nos cargos de Analista Previdenciário- INSS ( Rio do Sul - SC) , Analista Judiciário- Contadoria ( Justiça Federal do Paraná em Curitiba) e Auditor Fiscal (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará). Atualmente é professor no Ensino Superior.

Luís Mendonça Romão, Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP

Mestrando em Administração de MPE pela Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP (início em 2015)

Halph Carvalho de Oliveira, Mestrando em Administração de MPE pela Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP (início em 2015)

Mestrando em Administração de MPE pela Faculdade Campo Limpo Paulista - FACCAMP (início em 2015). Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2006). Experiência nas atuaçoes de comunicação organizacional, imagem, marketing e relaçoes interpessoais com os diversos públicos de uma instituição.

Downloads

Publicado

2016-10-17