ANÁLISE DO DESEMPENHO DE PROPRIEDADES LEITEIRAS APÓS AÇÕES DE CONSULTORIA RURAL

Autores

Resumo

A consultoria rural, sendo modulada de acordo com a especificidade de cada propriedade produtora de leite, pode motivar melhoria de resultados, principalmente em relação à sustentabilidade da atividade, desde que o produtor esteja disposto a implantar e executar aperfeiçoamentos, estratégias e orientações dos consultores. A partir de metodologias, mecanismos e processos, a consultoria pode ser um meio de apoio e desenvolvimento da cadeia produtiva do leite, por sua importância alimentar, econômica e social, além de seu dinamismo. O estudo descreve cinco propriedades, examinadas ao longo de seis anos (2012 a 2017), que empregaram amparo de uma consultoria rural. Devido às particularidades de cada propriedade, não é possível fazer comparações entre elas, mas, destacar as que obtiveram maior rendimento e o melhor desempenho, como no caso da propriedade que ultrapassou os 190% em aumento de litros de leite produzido, e a que superou os 52% de lucratividade, após o trabalho da consultoria. Visto que a maioria dos produtores rurais almeja produtividade e lucro, fitando a perpetuação da atividade, os dados da pesquisa mostraram que o investimento em trabalho de consultoria rural mostrou-se eficiente, dentro do escopo de trabalho a que se propos.

Biografia do Autor

Jamir Rauta, UFRGS - CEPAN Doutorado em Agronegócios

Doutorando UFRGS - CEPAN; Mestre em Administração; Pós graduação em Marketing, propaganda e vendas; Pós Graduação em Gestão Estratégica de Marketing; Graduado em Administração; Técnico em Contabilidade. Administrador CRA/PR 23700. Experiência como Gerente Administrativo, Gerente de Marketing e Comercial, Supervisor de Marketing e Comercial, Coordenador e Professor de Ensino Superior desde 2009. Especialista em gestão de vendas e equipes de alta performance. Conhecimento e Experiência em BSC (Balanced Scorecard). Consultor em Gestão Estratégica e Marketing.

Caroline Soares da Silveira, UFRGS - CEPAN Doutorado em Agronegócios

Graduação em Engenharia Florestal - Universidade Federal do Pampa; Mestre em Agronegócios - Centro de Estudos e Pesquisas em Agronegócios - CEPAN (UFRGS); Doutoranda em Agronegócios - CEPAN (UFRGS). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente no seguinte tema: comunicação, cultura, extensão rural, economia rural, cadeias produtivas agroindustriais e agronegócios.

Downloads

Publicado

2020-09-02