TEORIA DA CULTURA DO CONSUMIDOR ALIADA AO TRABALHO INSTITUCIONAL: NOVOS PARADIGMAS, NOVAS DESCOBERTAS

Autores

  • Maiara Netto Cardoso Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Alves Pacheco de Campos Universidade Federal de Santa Maria
  • Rubia Goi Becker Universidade Federal de Santa Maria.

Resumo

Nos últimos anos surgiram novas teorias que ampliam o campo de visão relacionado ao estudo organizacional, como o Trabalho Institucional e a Teoria da Cultura do Consumidor (TCC). Lawrence, Suddaby e Leca (2009) abordam o Trabalho Institucional como um novo modo de análise das relações no mundo organizacional, buscando entender como as estruturas institucionais influenciam e são influenciados pelas ações dos atores. Já segundo Thompson e Hirschman (1995) a TCC aponta que o indivíduo enquanto dotado de valores, pensamentos e sentimentos que influenciam suas ações, também são influenciados pela interpretação da vida social, incluindo-se os grupos os quais são inseridos ao longo da vida. Assim, através deste estudo pretende-se evidenciar algumas relações entre as duas teorias, a fim de suscitar novas discussões e novas ideias no mundo acadêmico que abordem esses temas nos estudos organizacionais.

Biografia do Autor

Maiara Netto Cardoso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM. Linha: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Simone Alves Pacheco de Campos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM

Rubia Goi Becker, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Administração da UFSM. Linha: Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

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Publicado

2020-09-02