ECONOMIA CIRCULAR COMO CAMINHO PARA INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Claudemir Ramos Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Moisés Ari Zilber Universidade Presbiteriana Mackenzie / SP
  • Lucio Flavio Silva Freitas Universidade Municipal de São Caetano do Sul / SP
  • Paula Gabriela Lhama Universidade Cidade de São Paulo / SP

Resumo

A Economia Circular (EC) surge como solução para estancar a sobreutilização dos recursos ambientais provocada pelo colapso do sistema linear de produção. A mudança rumo a uma EC requer inovações estruturadas em tecnologias limpas e empreendedorismo responsável. Embora tenha alcançado uma projeção internacional capaz de influenciar o ambiente seletivo de inovações, algumas limitações da EC carecem maior atenção quanto ao próprio conceito e aplicação. Para tal, objetivou-se procurar elementos que justifiquem a hipótese de que a emergência da Economia Circular transforma o sistema corporativo em promotor de novas tecnologias em favor de estratégias verdes no uso de recursos naturais, sob a perspectiva evolucionária da concorrência e compreendendo as forças que atuam no processo de mudança tecnológica sustentável.

Biografia do Autor

Claudemir Ramos, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui Especialização em Economia e Gestão pela PUC-SP e Extensão em Administração Estratégica do Risco de Crédito pela FGV-SP. Membro dos Grupos de Pesquisas registrados no CNPq: Estrategias de Inovação e Desenvolvimento de Mercados (MACKENZIE); Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia (PUC-SP); e Grupo de Estudos de Economia e Ambiente (USCS). Professor Universitário na Graduação e Pós-graduação (MBA). Possui publicados diversos artigos científicos, capítulos de livros financiados pelo CNPq-PUC. Coautor do livro SUSTENTABILIDADE E EMPREGOS VERDES NO BRASIL.

Moisés Ari Zilber, Universidade Presbiteriana Mackenzie / SP

Doutor e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração pela FEA/USP. Professor Doutor da área de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Lucio Flavio Silva Freitas, Universidade Municipal de São Caetano do Sul / SP

Doutor em Economia pela Unicamp. Professor de economia da Universidade Municipal de São Caetano do Sul. 

Paula Gabriela Lhama, Universidade Cidade de São Paulo / SP

Possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Downloads

Publicado

2020-05-03