POTENCIALIDADES DA METODOLOGIA PEC PARA O PLANEJAMENTO EM CURSOS STRICTO SENSU NA UNIR

Autores

  • Luciano Santos Magalhães Universidade Federal de Rondônia
  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia
  • Mariluce Paes de Souza Universidade Federal de Rondônia
  • Eriton Holanda de Sousa Universidade Federal de Rondônia
  • Gustavo Domingos Sakr Bisinoto Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Este trabalho técnico-científico procurou examinar até que ponto a metodologia Planeação Estratégica e Comunicativa (PEC) pode responder bem às demandas de planejamento dos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O trabalho é de natureza qualitativa e se estruturou como um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de documentos, fichas de avaliação dos cursos, referente à última avaliação trienal da CAPES, de 2013, e entrevistas semiestruturadas aos coordenadores dos programas. Foram analisadas onze fichas de avaliação e quatro entrevistas por meio da análise de conteúdo. Na análise das fichas de avaliação da CAPES, os programas foram categorizados em 1 - planejamento deficiente, 2 - há planejamento, mas é preocupante e 3 - não há planejamento. As entrevistas aos coordenadores revelaram planejamento pouco presente e dificuldades de realizá-lo. Foi possível identificar a PEC como uma metodologia adequada de planejamento para os programas de pós-graduação da UNIR, sendo fornecidas indicações de como aplicá-la neste contexto.

Biografia do Autor

Luciano Santos Magalhães, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (2016). Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Rolim de Moura (2012). Possui interesse e atua em planejamento comunicativo em programas de pós-graduação e demais setores universitários. Atua em tutorias e orientações à distância da UAB/Unemat. É servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Rondônia, atuando como Secretário do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

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Publicado

2016-10-15