ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE A QUALIDADE DE UM MÓDULO DO SISTEMA INTEGRADO DE PATRIMÔNIO, ADMINISTRAÇÃO E CONTRATOS (SIPAC): UM ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO

Autores

  • Monike Silva Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Artur Alves de Araújo Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alessandra Carla Ceolin Universidade Federal Rural de Pernambuco http://orcid.org/0000-0003-3892-8712

Resumo

A implantação de sistemas integrados de informação na administração pública traz diversos desafios que vão desde o impacto de investimentos em tecnologia até a análise da percepção dos usuários quanto à qualidade do sistema. O governo atualmente depende de sistemas de informações capazes de fornecer o controle eficiente e eficaz na gestão dos recursos públicos que promovam mecanismos de transparência. Nesse contexto, o presente estudo pretende, por meio de um estudo de caso, analisar a percepção dos usuários quanto aos requisitos de qualidade do módulo de almoxarifado do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), implantado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). Um questionário foi utilizado para a coleta dos dados junto aos servidores de nível operacional e gerencial do IFAL que utilizam o módulo do sistema em estudo. Os critérios para verificação da percepção dos usuários quanto à qualidade do sistema foram baseados no conjunto de parâmetros de avaliação da qualidade de softwares da International Organization for Standardization (ISO/IEC 25010/2011). Os resultados encontrados sobre a percepção dos usuários, quanto às características de qualidade, foram em grande parte positivos, evidenciando um nível de satisfação alto quanto aos atributos do sistema. Conclui-se que o sistema se destacou em nove das treze características de qualidade onde todas somaram mais de 50% em média com grau de qualidade entre bom e muito bom, que são: adequação funcional, eficiência no desempenho do sistema, usabilidade do sistema, segurança do sistema, efetividade do sistema, eficiência do sistema, satisfação com o sistema, ausência de riscos e cobertura do contexto.

Biografia do Autor

Monike Silva Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Artur Alves de Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora vinculada ao Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui doutorado e Pós-doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Comércio Exterior e Administração pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Atua principalmente com os temas gerenciamento de processos e de projetos, sistemas de informação, textmining/datamining, assimetria de informação, inovação, administração rural e agronegócios.

Downloads

Publicado

2020-01-03