PROJETOS SOCIAIS DE PROFISSIONALIZAÇÃO DA MULHER EMPREENDEDORA: UM ESTUDO NO CONFEITA+ LIMEIRA

Autores

  • Marcela Precinotto da Cruz Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).
  • Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp). http://orcid.org/0000-0001-5238-0314
  • Matheus Leite de Campos Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).
  • Anne Kathleen Lopes da Rocha Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).

Resumo

O objetivo da pesquisa foi entender os benefícios da participação de mulheres empreendedoras em projetos sociais de profissionalização, através de um estudo no projeto Confeita+ Limeira. O projeto escolhido busca profissionalizar mulheres de baixa renda de Limeira, aplicando ensinamentos de confeitaria sustentável e gourmet, além de conhecimentos de administração e empreendedorismo. Foram exploradas as contribuições das atividades realizadas no projeto associadas à área técnica (qualificação profissional) e ao perfil empreendedor (autoeficácia, assumir riscos calculados, planejador, detectar oportunidades, persistência, sociabilidade, inovador e liderança) das participantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de um estudo de caso único, com questionários semiestruturados aplicados às participantes e aos membros do projeto. Os resultados evidenciam a importância de projetos sociais de profissionalização para mulher empreendedora, destacando seus benefícios efetivos sob a ótica das participantes e dos membros da organização, gerando informações e insights para melhoria de projetos existentes e estímulo a novas ofertas.

Biografia do Autor

Marcela Precinotto da Cruz, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).

Graduanda em Administração pela FCA/Unicamp.

Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Moraes, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).

Doutor (2013) e Mestre (2010) em Administração pela FGV-EAESP. Professor Doutor II da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA-Unicamp), onde atua também como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA).  Assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Matheus Leite de Campos, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).

Doutorando em Administração pela Unicamp. Mestre em Engenharia de Produção e de Manufatura pela Ucamp. Graduado em Gestão de Comércio Internacional pela UNICAMP. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Comércio Internacional e Logística, tendo trabalhado em multinacionais nessa mesma área (IBM e Bosch).

Anne Kathleen Lopes da Rocha, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).

Mestranda em Administração pela Unicamp. Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade Martha Falcão, 2017. Graduada em Administração pela Universidade Federal do Amazonas, 2014. Profissional com conhecimentos em gerenciamento de projetos multidisciplinares como responsável pela parte comunicação em projetos e custos; além de possuir expertise profissional no segmento de desenvolvimento de novos negócios, na análise e melhoria dos processos organizacionais visando redução de custo e atendimento dos requisitos de stakeholders internos.

Downloads

Publicado

2019-11-13