A FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA NO ÂMBITO DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UM ESTUDO NAS EMPRESAS DO RAMO VAREJISTA DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO DE IGUATU – CEARÁ

Autores

  • Adriano Alves de França Faculdade Vale do Salgado - FVS
  • Emilly Soares Andrade Faculdade Vale do Salgado

Resumo

O estudo tem como objetivo principal analisar o uso da formação de preço de venda como uma ferramenta essencial para o Microempreendedor Individual e como objetivos específicos: verificar se existe uma formação de preço no empreendimento, destacar a influência da formação de preço de venda no lucro ou prejuízo que os produtos estão gerando para a empresa, avaliar qual a melhor forma de calcular o preço de venda de acordo com o cenário da empresa. A pesquisa foi realizada na cidade de Iguatu – Ceará abrangendo o período de agosto a novembro de 2018, teve natureza básica, quanto ao objetivo em relação ao procedimento foi descritivo e exploratório e abordagem qualitativa. A população estudada foram os empresários que optaram por constituir sua empresa como Microempreendedores Individuais. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário semiestruturado com questões abertas, direcionado conforme os objetivos específicos consideradas no estudo. Foi utilizado como processo de análise das informações a análise dos discursos dos entrevistados com organização das falas por categoria. Com os dados obtidos pôde-se analisar que os entrevistados têm conhecimento do que é formação de preço de venda, mas que muitas vezes eles não sabem que têm esse conhecimento, também se pode perceber que eles sabem como fazer uma formação de preço, mas que não confiam que possa ser a mais correta.

Biografia do Autor

Adriano Alves de França, Faculdade Vale do Salgado - FVS

Professor Universitário graduado em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Faculdade Vale do Salgado onde também trabalha como Professor.

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Publicado

2020-05-03