OS IMPACTOS DA MONITORIA NA CARREIRA PROFISSIONAL DOS MONITORES EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE VALE DO SALGADO

Autores

  • Tarcisio Rodrigues da Silva Faculdade Vale do Salgado
  • Antônio José Lima Pereira Faculdade Vale do Salgado
  • Antoniel dos Santos Gomes Filho Faculdade Vale do Salgado

Resumo

O estudo teve como objetivo geral identificar a colaboração da Monitoria na formação acadêmica dos alunos que atuaram em monitorias enquanto acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Vale do Salgado e analisar os impactos na carreira profissional. Quanto aos específicos, visou: verificar os impactos na formação acadêmica dos egressos que atuaram como monitores em Ciências Contábeis da FVS; analisar a contribuição da Monitoria para carreira profissional dos Contadores que foram monitores do curso de Ciências Contábeis da FVS; levantar dados sobre a relevância do processo de Monitoria da Faculdade Vale do Salgado. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de natureza básica, exploratória, com uma abordagem quali-quantitativa, cuja coleta de dados ocorreu em meados de setembro de 2018 e desenvolvida na Faculdade Vale do Salgado – Icó-CE, junto a cinco monitores egressos do curso de ciências contábeis da referida instituição, onde estes foram submetidos a um questionário semiestruturado. A análise das informações coletadas se deu através do uso do método Analise do Conteúdo para as questões subjetivas, para as questões objetivas a análise se deu por meio do programa Microsoft Excel versão 2013. Mediante os resultados, foi possível observar que o exercício da monitoria contribui de forma positiva com a vida acadêmica dos monitores pesquisados bem como no decorrer do exercício da profissão. Foi possível ainda, identificar a importância do incentivo ao desenvolvimento dessa atividade no âmbito da instituição de ensino.

Biografia do Autor

Tarcisio Rodrigues da Silva, Faculdade Vale do Salgado

Graduando do curso de bacharelado em ciências contábeis da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Antônio José Lima Pereira, Faculdade Vale do Salgado

Graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor do curso de Ciências Contábeis e Análise e Desenvolvimento de Sistema da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Antoniel dos Santos Gomes Filho, Faculdade Vale do Salgado

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade Vale do Salgado (FVS).

Downloads

Publicado

2020-03-01