A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DO SEGMENTO DE HORTIFRUITIGRANJEIRO QUANTO AO CONSUMO DE PRODUTOS ORGÂNICOS NO MUNICÍPIO DE LAVRAS DA MANGABEIRA/CE

Autores

  • João José Anselmo dos Santos FACULDADE VALE DO SALGADO - FVS/ INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO - CENTEC
  • Jefferson Pinheiro Landim

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar a percepção dos consumidores do segmento de hortifrutigranjeiro quanto ao consumo de produtos orgânicos no município de Lavras da Mangabeira-CE. Em termos específicos visou caracterizar os consumidores investigados quanto alguns aspectos sociais, verificar o nível de entendimento dos investigados quanto aos produtos orgânicos e analisar a posição dos mesmos quanto ao consumo de produtos orgânicos. O mesmo ocorreu na referida cidade, junto aos consumidores do segmento de hortifrutigranjeiro e transcorreu no período de agosto a novembro de 2016. Caracteriza-se por ser um estudo de natureza básica, com abordagem quantitativa e quanto aos objetivos é exploratória. A pesquisa de campo ocorreu em meados de outubro de 2016, a coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário junto a 100 consumidores. Por se tratar de uma amostragem não probabilística, a escolha dos investigados se deu por conveniência. Conforme o estudo constatou-se que os investigados detém um conhecimento superficial do produto orgânico, mesmo percebendo-os positivamente. O estudo sugere a disseminação do sistema de produção orgânica como alternativa sustentável para os produtores e consumidores.

Biografia do Autor

João José Anselmo dos Santos, FACULDADE VALE DO SALGADO - FVS/ INSTITUTO CENTRO DE ENSINO TECNOLÓGICO - CENTEC

Mestre em agronomia pela UFC-CE. Professor títular dos cursos de Administração e Ciências Contabéis da Faculdade Vale do Salgado - FVS. Técnico de Desenvolvimento Tecnológico do Instituto CENTEC/CE, unidade de Icó-CE.

Downloads

Publicado

2020-01-03