SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÕES: UM ESTUDO DE CASO NO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DE BRASÍLIA

Autores

  • Eduardo Dias Leite Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Jurandi Melo Barros Instituto Federal de Brasília - IFB
  • Alisson Wilker Andrade Silva Instituto Federal de Brasília - IFB.

Resumo

Em um ambiente organizacional, o Sistema de Informação Gerencial (SIG) corretamente alimentado com informações verossímeis possibilita uma tomada de decisão mais consciente, garantindo relatórios precisos que possibilitam corrigir problemas persistentes dentro da organização. Este trabalho buscou analisar como os sistemas de informação auxiliam na tomada de decisão dos gestores do Sindicato dos Bancários de Brasília. Os sistemas são ferramentas de excelência primordial, podem transformar dados em informações, agregam conhecimento e promovem soluções para problemas gerenciais em uma instituição sindical. Foram abordados os conceitos de sistema de informação, gestão sindical, análise de processos administrativos, além da definição, como sujeitos da pesquisa, dos gestores e usuários dos sistemas do sindicato. Com esse intuito, adotou-se uma metodologia neste estudoquantitativo, com aplicação questionário e uma análise exploratória, através de dados, fluxogramas verticais e uma pesquisa, a fim de compreender como os sujeitos tomam suas decisões através dos sistemas atuais no sindicato, consequentemente facilitar uma compreensão mais adequada do tema por parte dos gestores da entidade e demais leitores.

Biografia do Autor

Eduardo Dias Leite, Instituto Federal de Brasília - IFB

GradUado em Administração, UNEB (2002), MBA Gestão de Negócios e Varejo, FIPECAFI (2006), mestrado em Ciências da Educação (2012), doutorado em Ciencias Administrativas (2013) e doutorado em Ciências da Educação (2014), Universidad San Carlos - Assunção - PY, pós-doc em Psicologia, Universidad Kennedy, Buenos Aires AR (2015), cursando Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional na Universitat Jaume I, Espanha.

Jurandi Melo Barros, Instituto Federal de Brasília - IFB

Tecnólogo em Processos gerenciais pelo IFB 2018 e Técnico em Comércio pelo  IFB em 2014.

Alisson Wilker Andrade Silva, Instituto Federal de Brasília - IFB.

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2007) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (2011). Atualmente é analista de desenvolvimento de sistemas do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e professor do Instituto Federal de Brasília. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Grids Computacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: peer-to-peer grids, governo eletrônico, resource usage, reputation model e mobilidade digital.

Downloads

Publicado

2019-11-13