A NOVA SOCIOLOGIA ECONÔMICA E A ESTRATÉGIA NA PEQUENA EMPRESA: CONTRIBUIÇÕES AO CAMPO DO EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Gustavo Passos Fortes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Diná Vieira Matos Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilla Meyer Montenegro Universidade Federal de Sergipe
  • Florence Cavalcanti Heber Pedreira De Freitas Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A sociologia econômica surge do diálogo entre as áreas de Sociologia e Economia e a partir dos anos 80 apresenta um aprofundamento destes diálogos por meio de contribuições frequentes a diversos campos de estudo, inaugurando a chamada NSE (Nova Sociologia Econômica). O objetivo deste ensaio teórico é buscar identificar quais as categorias da Nova Sociologia Econômica que contribuem de fato para a estratégia na pequena empresa e, consequentemente, para o campo do empreendedorismo. No decorrer do artigo, destacam-se duas contribuições básicas da Nova Sociologia Econômica à estratégia na pequena empresa, sendo exploradas neste estudo como a competição empresarial e grupos empresariais. Um terceiro desdobramento deste ensaio refere-se à consequente contribuição ao campo do empreendedorismo, aproximando-se de fato da área da teoria das organizações, mais especificamente no contexto do empreendedor.

Biografia do Autor

Gustavo Passos Fortes, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Administração de Empresas na Universidade Federal de Sergipe (2017), linha de pesquisa Empreendedorismo e Pequenas Empresas. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Professor Assistente lotado no ICSA - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. Atuou como Professor Voluntário no departamento de Secretariado Executivo na UFS. Atação como consultor e instrutor credenciado ao SEBRAE/SE na Área de Planejamento empresarial: Sub-área Planejamento estratégico e Diagnóstico empresarial (2015-2017). Com experiência na área de Administração, no setor comercial, financeiro, empreendedorismo e Inovação e consultorias diversas. Atuação em campo como Agente Local de Inovação, como bolsista pesquisador CNPq no Programa ALI do SEBRAE-PE. Interesse em pesquisa no tema empreendedorismo, inovação e estratégias empresariais.

Diná Vieira Matos, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Ciência da Propriedade Intelectual (PPGPI) da Universidade Federal de Sergipe. Pós-Graduanda em Didática e Metologia do Ensino Superior pela Faculdade São Luis de França. Pós-Graduada em Gestão Empresarial pela Faculdade São Luis de França (2014). Graduada em Administração com Habilitação em Marketing pela FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE (2011). Tem experiência na área de Administração, Empreendedorismo, Inovação e Gestão Empresarial. Entre abril/2012 e março/2014 atuou em campo como Agente Local de Inovação (ALI), bolsista do CNPQ no Programa ALI do SEBRAE/SE, acompanhando e incentivando Micro e Pequenas Empresas a implantar inovações. Atualmente atua como Agente de Orientação Empresarial no Programa Negócio a Negócio do SEBRAE/SE prestando orientação personalizada a MicroEmpreendedores Individuais e Microempresas com o objetivo de promover a melhoria na gestão destes negócios. Interesse em pesquisa nos seguintes temas: Empreendedorismo, Inovação, Sistema de Inovação, Propriedade Intelectual, Estratégias Empresariais e Gestão Empresarial.

Ludmilla Meyer Montenegro, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão - Departamento de Administração (DAD). Atua no mestrado em Administração da UFS (PROPADM). Leciona disciplinas das áreas de Administração Geral e Estratégia. Desenvolve pesquisa principalmente sobre os seguintes temas: Estratégia como Prática Social, Estudos Organizacionais, Sensemaking, Organizing, Teoria Ator-Rede e Redes de Governança.

Florence Cavalcanti Heber Pedreira De Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Graduação em Sociologia na Universidade Federal da Bahia (1987), estagio no mestrado em Urbanismo na Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) e no Institut des Hautes Études sur la Amerique Latine (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2000). Foi Coordenadora dos Cursos de Administração das Faculdades Jorge Amado no período de 2001 a 2005 e Diretora Acadêmica das Faculdades Jorge Amado no período de 2006 a 2008. Foi Coordenadora de Educação Continuada do Centro Universitário Jorge Amado, responsável pelos cursos de Pós Graduação e Centro de Carreiras da instituição. Foi membro da Câmara Técnica de Assessoramento na área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia - FAPESB no período de 2002 a 2008. Atualmente é professora adjunta IV (docência na Graduação e Mestrado em Administração) e pesquisadora na Universidade Federal de Sergipe onde desenvolve pesquisa na área de Organizações e Inovações em Serviços

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Publicado

2018-12-01